Filtros de Veia Cava (FVC) 



 


Um FVC é um dispositivo metálico implantável na veia cava inferior, para capturar coágulos sanguíneos na maior veia do corpo, antes que estes alcancem os pulmões, podendo causar Embolismo Pulmonar e morte.
                                     

FVC são dispositivos ainda não utilizados em larga escala no mercado mundial. Entretanto a evolução tecnológica e conceitual no desenvolvimento destes filtros tem feito com que seu uso venha se tornando cada vez mais freqüente nos casos de tratamento de doenças como Embolismo Pulmonar e Trombose Venal Profunda. A evolução nos métodos diagnósticos destas doenças, detectadas cada vez mais precocemente, é um outro fator que também tem ajudado na alavancagem do uso dos FVC´s.
 
   

             

Este filtro é desenvolvido em Nitinol, uma liga metálica de Níquel e Titânio, que tem como principal característica o fato de apresentar propriedades de superelasticidade e memória de forma, além de ser também biocompatível.


Um primeiro protótipo fabricado pela Innovatech foi baseado numa concepçao artistica feita pelo Dr. Gaudêncio Espinosa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.



A este dispositivo foram incorporadas pela Innovatech várias soluçoes como um sistema de travas que permite sua montagem sem a necessidade de soldas, além de garras para melhor fixação nas paredes da veia.

Atualmente está em desenvolvimento o projeto de um filtro de veia cava recuperável.